Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no
Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito
renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na
literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter
uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em
sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a intenção dos
modernistas.
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana
de Arte Moderna só foi adquirir sua real importância ao inserir suas ideias ao
longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações
através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos:
Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento
Antropofágico.
Todo novo movimento artístico é uma ruptura
com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as formas de
expressões, sejam elas através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc. Ocorre que nem sempre o
novo é bem aceito, isto foi bastante evidente no caso do Modernismo, que, a
principio, chocou por fugir completamente da estética europeia tradicional que
influenciava os artistas brasileiros.
Em um período repleto de agitações, os intelectuais
brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores
estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um
novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a
ser seguido.
Curiosidades:
- Durante a leitura do poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira
(leitura feita por Ronald de Carvalho), o público presente no Teatro Municipal
fez coro e atrapalhou a leitura, mostrando desta forma a desaprovação.
- No dia 17 de fevereiro, Villa-Lobos fez uma apresentação musical.
Entrou no palco calçando num pé um sapato e em outro um chinelo. O público vaiou,
pois considerou a atitude futurista e desrespeitosa. Depois, foi esclarecido
que Villa-Lobos entrou desta forma, pois estava com um calo no pé
Fontes:
Aluna: Auxiliadora Jossely Assunção Almeida.
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