terça-feira, 5 de novembro de 2013

Anita Malfatti



                   ANITA  MALFATTI


Anita Catarina Malfatti é considerada a primeira representante do modernismo no Brasil. Ela nasceu em São Paulo em 2 de dezembro de 1889 e faleceu aos 74 anos, em 6 de novembro de 1964. Era filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Em São Paulo, estudou no Mackenzie.Em Nova York, teve aulas de pintura, desenho e gravura com diversos artistas na Arts Students League of New York, na Independent School of Art e trabalhava fazendo ilustrações para as revistas Vanity Fair e Vogue. Aos 19 anos Anita formou-se professora pela Escola Normal e em 1910 mudou-se para Berlim onde, no ano seguinte, matriculou-se na Academia Real de Belas Artes. Em visita a uma exposição ela conheceria uma arte “rebelde” cujas regras não eram ditadas pelo academicismo da época. Foi com esta arte que ela se identificou.

Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista.
Em 1917, As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.

 Ela realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. Passou a ser conhecida após uma de suas exposições (organizada por Di Cavalcanti), quando o escritor Monteiro Lobato fez uma crítica destrutiva da artista que quase acabou com sua fabulosa carreira. Após essa época, alterou sua temática, produzindo, naturezas-mortas, retratos, paisagens e cenas populares.
                                                                                                                                 
Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do AmaralOswald de Andrade e Menotti del Picchia.

Ganhou pelo Pensionato Artístico do Estado de São Paulo uma bolsa de estudos em Paris. Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928 e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933.

Em 1942, foi presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Sua primeira retrospectiva aconteceu no Museu de Arte de São Paulo, em 1949. Expôs também no 1º Salão Paulista de Arte Moderna e na 1ª Bienal Internacional de São Paulo.

Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa. Após a morte de sua mãe, Anita se afastou do meio artístico por algum tempo, no entanto, quando regressou oficialmente em uma exposição individual de 1955, a artista apresentou suas obras produzidas nesse período de reclusão. Seu novo tema, era exclusivamente a arte popular brasileira, opção esta, considerada por ela e por diversos profissionais sua melhor e mais pura fase.

Principais obras de Anita:

- A BOBA       - O HOMEM AMARELO



 - AS MARGARIDAS DE MÁRIO

ENTRE  OUTRAS:


- Natureza Morta - objetos de Mário
- A Estudante Russa
- O homem das sete cores
- Nu Cubista
- A Chinesa
- Arvoredo
- Interior de Mônaco





FONTES:

                             http://www.infoescola.com/literatura/anita-malfatti/
                             http://www.suapesquisa.com/biografias/anita_malfatti.htm
                             http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=95&in=1



 ALUNA: Letícia Castilho Benites  
 SÉRIE: 8ª A





Nenhum comentário:

Postar um comentário