sábado, 9 de novembro de 2013



Blue Man Group
          A missão do Blue Man Group é criar excitantes e divertidas experiências que ecoem em nossos instintos primários de criatividade e conexão com o mundo. Com espetáculos que combinam música, humor, teatro, multimídia, tecnologia e arte, o Blue Man Group produz uma forma única e transformadora de entretenimento.
                                http://www.optical-circuit.com/wordpress/wp-content/uploads/2011/01/bluemanlookingup.jpg
           
        Fundado por Chris Wink, Phil Stanton e Matt Goldman, o trio de homens carecas e azuis foi por muito tempo um elemento da cultura alternativa nova iorquina. Entrando em sua terceira década de existência, o personagem se tornou ícone internacional. Ao todo, o grupo conta com 75 Blue Men, centenas de profissionais e milhares de fãs.

          As performances do Blue Man Group podem ser vistas em Nova York, Boston, Chicago, Las Vegas e Orlando (EUA), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão), e em duas turnês pelo mundo no cruzeiro Norwegian Epic.


Como Surgiu o Blue Man Group?
          Ao contrário do que muitos devem imaginar, o Blue Man Group não surgiu em um palco de teatro ou durante alguma atividade com tintas e canos. Ele nasceu do desejo em comum entre um grupo de amigos de extravasar um sentimento de estranheza em relação ao mundo.

 


         Compartilhando um desconforto em relação ao crescimento do individualismo e da competição nas relações, o grupo de amigos começou a se reunir no final da década de 80 para discutir o espaço que ocupariam no mundo. Batizados de “Show and Tell” (Apareça e Fale), os encontros eram um hobby, uma forma de vida social, e não um trabalho. Por isso, o grupo saía em busca de inspiração. Visitava museus, teatros, galerias, clubes de rock... encontrando obras, artistas e pessoas com pensamentos e inspirações similares. Sem saber, eles estavam desenvolvendo a estética do Blue Man Group! 
            Seguros de que não estavam sozinhos, decidiram mostrar ao mundo o resultado das sessões. Foi assim que chegaram na estética do personagem e no nome Blue Man Group, eleito o favorito após cogitarem o título “The Blue People”.
                                                                                             
                              
           Na rua, em forma de guerrilha, fizeram a primeira aparição: “O Funeral dos anos 80”. Usando uma maquiagem azul, que diminuía a individualidade na aparência dos participantes, e ícones tribais como tambores e fogueiras, o manifesto buscava valorizar o coletivo e questionava a perda dos instintos sociais do homem. Coberta pela MTV, a performance abriu portas para outros convites, como participações em exposições e aparições em eventos.
          Após um ano, muitos membros do grupo seguiram outros caminhos artísticos ou se mudaram, restando apenas os três Blue Men originais, Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman. Alguns anos mais tarde, em 1991, o trio estreava o primeiro espetáculo de teatro do Blue Man Group, no Astor Place Theather, em Nova York.

Curiosidades
Por que o Blue Man é calvo?
         Até a careca de um Blue Man tem explicação. Ao idealizarem o personagem, os fundadores do Blue Man Group pensaram em um ser livre de máscaras culturais. Ele deveria parecer vulnerável. Como se a máscara azul funcionasse como uma nudez emocional. Inspirados pela forte expressão dos bailarinos da dança japonesa Butoh, concluiram que o personagem não deveria ter pelos. A imagem do herói dos quadrinhos Surfista Prateado também influenciou, já que traços do comprometimento do herói são recorrentes nos roteiros do Blue Man Group.

Imagem

Por que azul?
          Nem os fundadores do Blue Man Group sabem explicar por que azul. Mas como essa é uma pergunta frequente, eles gostam de especular. Segundo Chris Wink, “a ideia de pintar tudo de uma única cor tem origem no gosto pelas obras do artista Sandy Skoglunds”. Para Chris os seres monocromáticos das obras de Skoglunds dão uma ideia de unidade e simbiose. Apesar de contar com três performers, os personagens do Blue Man foram pensados para representar um elemento vivo único, resultado da simbiose de suas partes. O objetivo é valorizar o grupo e a comunidade, em detrimento do indivíduo isolado. Por isso eles não só possuem a mesma cor como traços físicos semelhantes.

                                
                  Imagem

Apresentações
                             Blue Man Group - Drumbone (Melodifestivalen 2010 Sweden)
http://www.youtube.com/watch?v=dOLBn8GKBlA
 Blue Man Group Universal Orlando 2012 Show Preview & Grand Finale
http://www.youtube.com/watch?v=Bol07E6rt3c 



Fontes:
http://www.bluemangroup.com.br/bluepedia/1002/por-que-o-blue-man-e-calvo
http://www.bluemangroup.com.br/bluepedia/1001/por-que-azul
João Pedro Medeiros Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário