quarta-feira, 13 de novembro de 2013

POP ART

POP ART
 COMO SURGIU:

Após a Segunda Guerra Mundial, o expressionismo e toda sua subjetividade dominava o mundo artístico, havendo claramente, naquela época, uma divisão entre a “arte elevada” e a “arte vulgar”. O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas.
De fato, a pop art surgiu em meados dos anos 50 na Inglaterra, onde um grupo de artistas, intitulado Independent Group, começou a dar os primeiros passos e a apresentar as bases da nova forma de expressão artística. No entanto, foi na Nova York dos anos 60 que o movimento artístico demonstrou todo seu potencial, chamando a atenção do mundo inteiro. 

Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

MATERIAIS USADOS:

Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.


PRINCIPAIS ARTISTAS:


  • Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta. 
  • Peter Blake: foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. 
  • Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. 
  • Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas. 
  • Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954. 
INFLUÊNCIAS:

A pop art exerceu uma grande influência no mundo artístico e cultural das épocas posteriores. Influenciou também o grafismo e os desenhos relacionados à  moda.  

 



 













- Fontes: http://www.mundoeducacao.com/artes/pop-art.htm
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/pop_art.htm

- Por: Rafaella C. S. Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário