quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Poema Concreto

 

   A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes pláticas).
   Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista Noigrandes, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.
    Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.
    O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
    Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:

 
 
- a eliminação do verso;
- o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
- a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
- o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- decomposição das palavras;
- possibilidades de múltiplas leituras.

A comunicação através do visual era a forma de expressão de todas as poesias concretas. No entanto, houve particularidades que diferenciavam os poemas deste período em tipos de poesias. Vejamos:

Poesia-Práxis: movimento liderado por Mário Chamie, que a partir de 1961 começou a adotar a palavra como organismo vivo gerador de novos organismos vivos, ou seja, de novas palavras.

Poesia social: movimento de reação contra os formalismos da poesia concreta, os quais eram considerados exagerados por um grupo de artistas. Estes lutavam para o retorno e a inclusão de uma linguagem simples e de temas direcionados à realidade social. Artistas como Ferreira Gullar e Thiago de Mello foram adeptos dessa visão.

Tropicalismo: movimento advindo do universo musical dos anos 67 e 68, que retomava as propostas de Oswald de Andrade com o Manifesto Antropófago e adotou o pensamento de aproveitar qualquer cultura, independente de onde viesse.

Poesia Marginal:
surgiu na década de 70 e é chamada de marginal porque não possuía vínculos com editoras ou distribuidoras para edição e/ou publicação, ou seja, era produção independente.

Os principais poetas concretistas são: Décio Pignatari , Augusto de Campos e Haroldo de Campos.








 












Augusto de Campos


Décio Pignari

Haroldo de Campos



Fontes


Fonte:http://www.mundoeducacao.com/literatura/poesia-concreta.htm
Fonte:http://www.poesiaconcreta.com/poetas.php?poeta=dp#

Fonte:http://cariricaturas.blogspot.com.br/2010/04/sobre-haroldo-de-campos.html
Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fpeabiruta.blogspot.com%2F&h=0&w=0&sz=1&tbnid=8hMd2GBrwalPCM&tbnh=287&tbnw=176&zoom=1&docid=wvygFtsJoegZCM&ei=Ckl4UtDKFbGvsQSEpYCoDg&ved=0CAIQsCU


Vídeo 
 
http://www.youtube.com/watch?v=yC3e7rmSYM4

Maria Clara Rodrigues da Silva Campos
8ªA

Nenhum comentário:

Postar um comentário